Faixas de Frequência da Luz - Raios Ultravioleta

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

 

Descobertos em 1801 pelo físico alemão Johann Wilhem Ritter, atraves da observação da expoxição de sais de prata a luz solar. Seus experimentos indentificaram raios além do extremo violeta que é a cor visivel como menor comprimento de onda e maior frequência, capazes de escurecer um papel embebido em cloreto de prata.
A descoberta da radiação Ultravioleta (que deriva do latin ultra "além"), abaixo de 200nm, foi feita pelo físico alemão Victor Schumann.



A luz UV , tem seu expectro dividido em varios subtipos, no entanto os mais conhecidos popularmente são os raios UVA, chamado de luz-negra ou onda longa a qual representa 99% da radiação UV que chega a superficie da Terra. A radiação UVB que causa danos a pele, é parcialmente absorvida pela camada de Ozônio.
Já a radiação UVC é absorvida em sua totalidade pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera.




As fontes UV podem ser natural ou artificial.
A natural é o sol que tem 98.7% da radiação emitida bloqueada pela camada de ozônio.
As artificiais podem ser, lâmpadas de luz negra, que são como lampadas florescentes comuns , contudo sem o revestimento interno de fósforo que torna o espectro em luz visivel. Ultravioleta LEDs, q são emisores de luz q podem sem produzidos para emitir uma faixa UV. Lasers UV Tambem podem ser produzidos para emitir faixas de luz UV em diversos comprimetos de onda .

A forma de detectar os raios UV pode variar com o expectro a ser medido.Mas de modo geral u detector de UV é formado por um sensor introduzido em uma cavidade na qual entra a luz UV origidade de uma fonte, esse sensor está ligado a um celula fotoelétrica que transfere as informações para um registrador potenciométrico ligado a um monitor.


Imagem da coroa do sol, vista em ultravioleta,


0 comentários: